As memórias de Mãe Olga de Alaketu em nova edição pela Arole Cultural
Negras, Mulheres e Mães, da professora e pesquisadora das relações étnico-raciais Teresinha Bernardo, é ferramenta na luta anti-racista
Comemorando os 16 anos de sua primeira edição (2003, EDUSP/Pallas), a Editora Arole Cultural lança Negras, Mulheres e Mães: lembranças de Olga de Alaketu, escrito pela Prof. Dra. Teresinha Bernardo, da USP-SP. O livro é um retrato que permanece atual sobre as relações raciais no Brasil, baseadas sobre as questões de gênero e religiosidade e já está em pré-venda no site da editora, comemorando o Mês da Consciência Negra.
Através do resgate das memórias de Olga de Alaketu, saudosa Iyalorixá de Candomblé na Bahia e no Sudeste, a autora atravessa os grilhões do racismo e mostra que a capacidade da mulher negra em superar as dificuldades no curso da vida, dotada por sua herança cultural africana de potências de defesa e atuação social - ainda que às vezes em conflito de valores com a cultura européia, branca e cristã do Brasil.
O lugar ocupado pela mulher negra na sociedade, sua condição particular de provedora e amante são o que, na análise do pensamento africano e afro-brasileiro, a transformam em mito. A religiosidade afro-brasileira é a dimensão na qual essa figura se mostra ainda mais completa, levando Teresinha Bernardo à reflexão sobre o candomblé e suas mulheres, suas mães, suas mães-de-santo. Ao revelar aos leitores a história pessoal e espiritual de Olga de Alaketu, a autora expõe suas dimensões míticas, a partir dos quais a figura da mulher genérica vai se desenhando com grande nitidez e sentido. Mulheres do povo e suas nuances permitem, então, lançar novas luzes sobre os estudos da mulher, da religião e das relações raciais.
Por tudo isso, Negras, Mulheres e Mães interessa aos estudiosos da antropologia mas, sobretudo, às pessoas negras e em especial às mulheres negras, que ainda enfrentam barreiras na construção de sua identidade e na sua luta pela plena e justa integração numa sociedade que se construiu situando-lhes à margem. Em tempos de resistência, as lembranças de Olga de Alaketu voltam à vida como inspiração e ferramenta na luta anti-racista.
Negras, Mulheres e Mães
Lembranças de Olga de Alaketu
200 páginas
ISBN 9786580637058
R$49,40
Disponível em www.arolecultural.com.br/shop/negras-mulheres-maes e nas melhores livrarias do país.
Sobre Teresinha Bernardo
Teresinha Bernardo é graduada (1969), mestra (1986), doutora (1993) e livre-docente (2003) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, onde também é professora e coordenadora do grupo de pesquisa sobre Relações Raciais: Memória, identidade e imaginário. Colaboradora da Fundação Ford, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, atua principalmente nas pesquisas e desenvolvimento de temas relacionados ao racismo, candomblé, memória, relações de gênero e cultura afro-brasileira. É autora dos livros "Memória em branco e negro", "Racismo e educação", "Diásporas, redes e guetos" e de quatro títulos da série "Ciências Sociais na atualidade".
Texto originalmente publicado em: https://www.diegodeoxossi.com.br/home/arole-cultural-relanca-as-memorias-de-mae-olga-de-alaketu