Arole Cultural é a mais nova empresa apoiada pelo projeto Brazilian Publishers
Fundada em março de 2018, a Arole Cultural entrou para a lista de empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers, projeto realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O programa tem como objetivo internacionalizar o conteúdo editorial brasileiro e estimular a participação de profissionais do mercado literário em eventos internacionais e o relacionamento com profissionais do exterior.
Atualmente, a Arole Cultural possui 11 títulos ativos em seu catálogo e 27 obras a serem lançadas ainda em 2019. “Minha grande expectativa como editora parte do Brazilian Publishers é levar informações sobre as religiões de matriz africana e afro-brasileiras para fora do país devolvendo a identidade e a dignidade que o povo negro e estas religiões perderam com o processo escravagista e o racismo estruturado da sociedade”, explica o diretor e fundador da editora, Diego de Oxóssi.
No ano passado, a obra que ganhou mais destaque foi o primeiro volume da coleção “O Livro dos Orixás para Crianças”, que tem como objetivo apresentar a história, os costumes, as características e a força da natureza dos Orixás, que são divindades pertencentes às religiões de matriz africana e afro-brasileiras. A obra “Conhecendo os Orixás: de Exu a Oxalá” foi lançada em dezembro de 2018 e vendeu dois mil exemplares em 30 dias.
Em março, a editora vai lançar “Exu, dois amigos e uma luta” no Brasil. “É fundamental falar o que são os conceitos das religiões de matriz africana para quebrar paradigmas e preconceitos estabelecidos, como o orixá Exu ser erroneamente associado ao Diabo”, explica Diego. “A maior importância de falar sobre Exu para crianças e adultos é justamente informar e acabar com o preconceito e a intolerância religiosa”, finaliza.
Além dos volumes da coleção infantil, a editora também possui em seu catálogo as obras “Sabedoria de Umbanda” do sacerdote Alan Barbieri, que traz reflexões e lições sobre a vida e a espiritualidade; “A Benção aos Mais Velhos”, do Babalorixá Rodney de Oxóssi, que apresenta a visão africana de mundo que é preservada nos terreiros e os volumes 1 e 2 da trilogia “As Folhas Sagradas”, que aborda o uso das plantas para banhos e defumações e ensina a identificar e classificar as folhas e seu poder de atuação.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.
O link da matéria original é http://brazilianpublishers.com.br/en/noticia/arole-cultural-newest-company-supported-brazilian-publishers-project