Ocupação Quadrado Preto
Em julho desse ano, milhares de perfis no Instagram e Facebook trocaram suas fotos de perfil ou publicaram posts com um quadrado preto, lembra disso? E se ao invés de quadrados, fossem mostradas CARAS PRETAS reais?
O movimento tomou força e ganhou a internet com o nome de "Blackout Tuesday" (Apagão da Terça-feira), como uma maneira de protesto contra a morte de George Floyd, homem negro de 46 anos cujo pescoço foi prensado no chão pelo joelho de um policial branco por quase nove minutos. As mensagens também criticaram a violência da polícia - primeiro, nos EUA com os levantes que tomaram as ruas - e, em seguida, em todo o mundo.
A ideia se espalhou rapidamente e seu significado original - um dia de pausa no trabalho para pensar em questões raciais - foi ampliado. Muitos usuários das redes sociais incluíram, ainda, a hashtag "#BlackLivesMatter" (Vidas Negras Importam), frase que dá nome ao movimento antirracismo, e quem pesquisasse a hashtag na época enxergava, em sua grande maioria, apenas quadrados pretos.
"Quando você busca #BlackLivesMatter, não aparecem mais vídeos, informações úteis, registros de casos de injustiça. Só filas de telas pretas", escreveu a cantora de R&B Kehlani numa rede social.
O rapper Lil Nas X disse acreditar que deixar de postar por um dia era a pior ideia do mundo. "Acho que este é o momento de demonstrarmos força. Penso que o movimento nunca foi tão poderoso. Não faz sentido desacelerarmos e ficarmos sem publicar nada. Precisamos espalhar informações e fazer barulho como nunca fizemos antes", escreveu ele.
Pensando nisso, a cantora e atriz multimídia Valéria Barcellos, mulher trans negra e autora do livro "Transradioativa", uma nova campanha - ou melhor, uma melhor campanha: a #ocupacaoquadradopreto.
(continua depois do box...)